O QUE MICHAEL PORTER DISSE DE MAIS IMPORTANTE DA EXPOMANAGEMENT 2009
O pós-crise representa um desafio a mais para o pensamento estratégico, aponta Michael Porter. O guru da estratégia deixou diversos ensinamentos na ExpoManagement 2009. Veja os principais.
“As empresas só crescerão se houver um pensamento estratégico de longo prazo ”
“Há uma pressão pelo não pensamento estratégico, mas as empresas não irão para frente focando apenas em oportunidades”
“Não é a economia que impacta na estratégia, mas sim os aspectos sociais”
“As grandes estratégias integram o aspecto social com a economia”
“O princípio da estratégia não deve ser querer ser o melhor, mas ser o único”
“Não existe a melhor empresa. Depende de como o cliente vai ver. Para uns é a melhor, para outros a pior”
“Ser uma empresa única é oferecer algo de valor singular para cada pessoa”
“A empresa deve pensar no que é única. Será que ela é única ou acompanha os concorrentes?”
“Estratégia não pode ser confundida com missão, visão e metas”
“As empresas comentem um erro de decisão ao mudar para atender as mudanças de mercado”
“Quantas empresas têm produtos e preços semelhantes? Raramente alguma ganha”
“Empresas diferentes oferecem produtos diferentes”
“O desafio social é criar uma estratégia de longo prazo. Não há uma fórmula matemática. Depende de empresa para empresa”
“Um grande erro é a empresa querer atender e satisfazer todos os clientes. Isso é impossível”
“A boa estratégia é aquela em que você opta pelo o quê não fazer”
“Não tente ser camaleão. Não mude a estratégia de acordo com o mercado”
“Aprofunde a relação com o seu cliente”
“Não pode abrir mão da estratégia para crescer e ganhar mercado porque isso pode acabar com as suas vantagens competitivas”
“Muitas empresas estão preocupadas com preço e, com isso, oferecem baixo valor”
“As empresas focam no produto e não se preocupam com a experiência do cliente”
“Por que as empresas não têm estratégias claras? Por que copiam a empresa do lado?”
“Estratégia não é um processo democrático. O líder deve comandar”
“Os líderes devem comunicar a estratégia. Não pode ser um segredo”
“Sempre há tendências, mas qual você deve seguir? Você deve seguir aquela que é realmente significativa para a empresa. Mas nunca copie. Entenda e aplique na sua realidade”
“Um negócio saudável requer uma sociedade saudável”
Colado de <http://hsm.updateordie.com/updates/expomanagement-2009/>
Nenhum comentário:
Postar um comentário